Benfica não desiste e João Félix já ‘bate o pé’ ao Chelsea
Encarnados estão dispostos a chegar aos 20 milhões de euros por metade do passe do internacional português, que não entra nas contas do treinador dos blues, Enzo Maresca, para a temporada que se avizinha.

O Benfica está, ao que tudo indica, na iminência de alcançar um acordo com o Palmeiras tendo em vista a transferência, a título definitivo, de Richard Ríos, a troco de uma verba na ordem dos 25 milhões de euros, que pode ascender aos 30 milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos. No entanto, em paralelo, mantém uma série de outros dossiês em aberto.
Um deles dá pelo nome de João Félix, jogador há muito pretendido pela direção liderada por Rui Costa, e que tem ‘escancaradas’ as portas de saída do Chelsea, uma vez que não entra nos planos do treinador, o italiano Enzo Maresca, depois de ter passado a segunda metade da passada temporada ao serviço do AC Milan, a título de empréstimo, somando apenas três golos ao cabo de 21 jogos oficiais.
De acordo com a edição deste domingo do jornal O Jogo, os responsáveis encarnados continuam à espera de uma resposta por parte dos recém-sagrados campeões mundiais à última proposta, que contemplava o pagamento de qualquer coisa como 20 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do internacional português.
Os blues veem com bons olhos a oportunidade de se desfazerem do jogador de 25 anos de idade, mas preferem aguardar por ofertas de outra dimensão, uma vez que, é preciso não esquecer, pagaram, ao Atlético de Madrid, uma verba próxima dos 52 milhões de euros para o adquirirem, há, sensivelmente, um ano.
Ainda assim, acrescenta a publicação, na Luz, o clima é de serenidade, visto que existe a crença de que, aguardando pacientemente por uma fase mais adiantada do mercado de transferências de verão, os londrinos não terão alternativa a não ser ceder e abrir mão do avançado (que tem contrato válido até junho de 2031) a ‘preço de saldo’.
João Félix ‘bate o pé’
Determinante para o desfecho destas negociações pode ser a vontade do próprio João Félix, que já terá feito saber à estrutura do futebol do Chelsea que só lhe passa pela cabeça abandonar Stamford Bridge para partir rumo ao Benfica, ainda que, neste momento, também exista interesse por parte de clubes que disputam campeonatos marginais.
O internacional português, recorde-se, cumpriu formação na Luz, onde chegou no verão de 2015, proveniente do Padroense, depois de ter também já passado pelos escalões jovens dos Pestinhas… e do FC Porto. A estreia pela equipa principal acabaria por dar-se a 18 de agosto de 2018, pela mão de Rui Vitória, no triunfo conquistado no Estádio do Bessa, sobre o Boavista, por 0-2.
Feitas as contas, o criativo acabou por representar as águias em apenas 43 encontros oficiais, ao cabo dos quais somou 20 golos e oito assistências. Números que, ainda assim, chegaram para convencer o Atlético de Madrid a ‘rebentar com o cofre’ e a desembolar cerca de 120 milhões de euros para o ‘resgatar’ da Luz, em 2019.
A verdade é que a experiência na capital espanhola acabou por não correr da melhor maneira. João Félix entrou em conflito com o treinador, o argentino Diego Simeone, e passou por empréstimos consecutivos a Chelsea, Barcelona e AC Milan, até que, em 2024, se ‘desprendeu’ de vez, para assinar pelos londrinos.